Pensar Portugal, a Economia e a Responsabilidade Social das Organizações (RSO), é o tema central da “8ª Convenção da Rede da Responsabilidade Social das Organizações, REDE RSO PT”, o qual assume o maior interesse e oportunidade em razão das exigências acrescidas e dos desafios que se colocam atualmente à sociedade e à economia portuguesa. Aprender, trabalhar e competir em contexto de globalização coloca novos imperativos às pessoas, às empresas e às organizações em geral. São imperativos relacionados com os desenvolvimentos tecnológicos, incluindo os que estão a emergir com a 4ª revolução industrial (indústria 4.0); novos desafios societais; a qualificação, o emprego, a empregabilidade e o empreendedorismo; a inserção em cadeias globais de valor (CGV); as reconfigurações geoeconómicas em curso, entre outros. De igual modo, o bom desempenho das empresas e das organizações passa, cada vez mais, pela sua capacidade de integrarem a responsabilidade social como uma dimensão ativa das suas estratégias, valorizando nomeadamente o desenvolvimento sustentável, a ética, os direitos humanos, sociais e laborais, a igualdade de género e a integração das preocupações do(a)s consumidore(a)s e utentes nos negócios e nas atividades que as empresas e outras organizações desenvolvem.
Os três painéis em que se estrutura a 8ª Convenção Anual da REDE RSO PT procuram evidenciar a importância que a valorização do binómio “economia e responsabilidade social das organizações” deve ter para se atingirem objetivos relacionados com uma economia mais competitiva, com mais e melhor emprego, com mais coesão económica, social e territorial.
O 1º Painel “Pensar a Economia, a Competitividade e Mobilizar as Partes Interessadas”, vai sinalizar e debater os desafios a que a economia portuguesa tem que fazer face a diferentes níveis: nova carteira de atividades, bens e serviços; inovação e competitividade; desenvolvimentos tecnológicos associados à indústria 4.0; educação, ciência e tecnologia; sustentabilidade; acesso aos mercados, entre outros. A relevância estratégica da responsabilidade social e a mobilização das diferentes partes interessadas será claramente evidenciada.
O 2º Painel “A Economia e as Boas Práticas de Responsabilidade Social das Organizações” vai permitir um olhar sobre as “boas práticas de responsabilidade social” apresentadas diretamente pelas empresas e outras organizações que as protagonizam, sublinhando como as mesmas criam valor económico e social. Merece ainda o maior destaque, a assinatura do” Ato formal de adesão da Rede RSO PT à Aliança ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” um tema da maior importância na agenda internacional.
No 3º Painel é totalmente focalizado na “REDE RSO PT”. Este espaço é reservado para se fazer, não só o balanço das atividades desenvolvidas durante o ano, mas, acima de tudo, para definir a estratégia e políticas da RSO PT a serem seguidas no futuro. Assim, numa segunda parte deste espaço, as pessoas organizar-se-ão em grupos de trabalho para uma reflexão, reportando no fim as conclusões e perspetivas de futuro para a REDE RSO.PT.
O painel encerra com a apresentação das conclusões da 8ª Convenção Anual da REDE RSO PT.
Esta convenção pretende trilhar convosco este caminho de valorização da RSO. O nosso muito obrigado.