Alexandre Lourenço
Presidente | President
Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares
Portuguese Association of Hospital Managers
Alexandre Lourenço é Administrador Hospitalar no CHU Coimbra e aluno de Doutoramento da Nova School of Business & Economics (Nova SBE).
É Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Membro do Executive Committee e do Board da European Association of Hospital Managers, Membro do Board da European Health Management Association, Membro do Special Interest Group on Healthcare Management da International Hospital Federation, International Associate do American College Healthcare Executives, e Fellow Honorário do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde
É Membro da Nova SBE Health Economics and Management Knowledge Centre, e preletor convidado nos programas de formação de executivos da Católica Lisbon SBE e da Nova SBE. Desde 2014, coopera como consultor externo com a Organização Mundial de Saúde nas áreas de sistemas de saúde e financiamento, sendo membro do European Technical Advisory Group on Tuberculosis Control da OMS.
Exerceu funções como técnico superior na Comissão Nacional da Luta Contra a Sida e no Alto Comissariado da Saúde, e de Administrador Hospitalar no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Em 2008 foi nomeado Diretor Coordenador de Financiamento e Contratualização da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). Entre 2011 e 2014 exerceu funções de Vogal do Conselho Diretivo da ACSS tendo como responsabilidades a gestão do acesso, contratualização e financiamento do SNS, e relações internacionais. Acompanhou e negociou a execução do Programa Assistência Económica e Financeira nas áreas de responsabilidade.
Autor e coautor de documentos técnicos (Ministério da Saúde, Comissão Europeia, Organização Mundial de Saúde, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, Organização Internacional do Trabalho), capítulos de livro, artigos científicos e comunicações nacionais e internacionais variadas.
Pelo exercício de funções públicas recebeu dois Louvores publicados em Diário da República. Galardoado em coautoria com o Prémio António Arnaut 2016.
Leave A Comment