Filipe Santos

Filipe Santos

Filipe Santos é Professor de Empreendedorismo Social e Diretor (Dean) da CATÓLICA-LISBON, sendo titular da Cátedra Fundação Amélia de Mello e da Cátedra Girl Move Academy for Social Entrepreneurship. É também Professor Visitante no INSEAD, escola onde foi professor de carreira durante 12 anos entre 2003 e 2014. No INSEAD, Filipe Santos dirigiu o Centro de Empreendedorismo e fundou a Iniciativa em Empreendedorismo Social.

É Doutorado em Ciências da Gestão pela Universidade de Stanford, com foco em Empreendedorismo. A sua investigação tem sido publicada nas revistas científicas mais prestigiadas do mundo e foi citada mais de 7800 vezes (Google Scholar), sendo considerado em Novembro de 2019 pela Web of Science como o investigador Português de Economia e Gestão com mais impacto nundial. A sua investigação encontra-se na interseção entre a estratégia, teoria das organizações e empreendedorismo, com um foco no setor emergente do empreendedorismo social e inovação social. É co-autor do “Manual para Transformar o Mundo” o primeiro guia para empreendedores sociais editado em Português em 2013 e com a 2ª edição (em Português e Inglês) publicada em 2016.

Como educador, o Professor Filipe Santos ganhou vários prémios de excelência de ensino no INSEAD, em programas executivos e de MBA. Também recebeu o prémio EFMD 2012 para o melhor caso de estudo na categoria de África com a série de casos Nuru Energy. Na CATÓLICA-LISBON, ensina cursos de empreendedorismo social, investimento de impacto e empreendedorismo corporativo. É orador regular em eventos nacionais e internacionais sobre empreendedorismo e inovação social. Faz mentoria a empreendedores e investidores sociais.

Como empreendedor social, o Professor Filipe Santos foi co-fundador e presidente do IES-Social Business School em 2009 e do Laboratório de Investimento Social em 2013 (Maze). Em 2015 fundou e foi o primeiro presidente da iniciativa pública Portugal Inovação Social, a qual lançou uma inovadora política de promoção e financiamento da inovação social em Portugal, considerada uma melhor prática pela OCDE.

O Professor Filipe Santos é Presidente da European Venture Philanthropy Association (EVPA), membro do comité de investimento do Fundo para a Inovação Social, e júri de várias iniciativas e prémios de inovação social na Europa. Ele procura contribuir para o desenvolvimento de um sistema económico alinhado com a geração de bem-estar e prosperidade, assente na energia empreendedora dos cidadãos que procuram um propósito e geram impacto social. Em setembro de 2019 recebeu o prémio Social Innovation Thought Leader pela Schwab Foundation do World Economic Forum.

By |2019-12-02T11:29:05+00:00December 2nd, 2019|Oradores 2019|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment

Skip to content